segunda-feira, 4 de outubro de 2010

ENTREVISTA PARA O MOGI NEWS - IDOSAS HIPERTENSAS

Amilson Ribeiro
Descoberta: Jamille realizou estudo com um grupo de mulheres

OLHA A GENTE AÍ!!

Mogi das Cruzes
 
Pesquisa será apresentada em simpósio

Os resultados de uma pesquisa com idosas hipertensas de Mogi das Cruzes serão apresentados no 33º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, de 7 a 9 de outubro, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo.

Desenvolvido pela professora de educação física Jamille Lobosco Farath, o estudo comprovou que os exercícios físicos, conhecidos como musculação, não oferecem nenhum risco cardiovascular às portadoras de hipertensão (pressão alta).

Para Jamille, este resultado mostra a segurança da modalidade para este grupo. "Elas tiveram queda significativa da frequência cardíaca, nos dois protocolos de treinamento, sendo que a sessão de menor intensidade apresentou maior queda e com mais duração", avalia a professora de educação física.

Para participar da pesquisa, além de serem portadoras de hipertensão arterial, as mulheres não poderiam apresentar outra doença, além desta, não serem fumantes e nem estarem com sobrepeso, dentre outros fatores. O trabalho teve a orientação do professor e doutor Milton Rocha de Moraes e co-orientação do professor Marcos Antonio Pudo.

Jamille afirma que, antes, durante e depois da realização dos exercícios, a pressão arterial das idosas era verificada, uma vez que o foco da pesquisa era justamente identificar o desempenho das voluntárias neste quesito: "A maior importância deste resultado está no fato de que, atualmente, contamos com uma população de 50% de idosos hipertensos e as mulheres com 60 anos de idade ou mais são as mais acometidas por esta doença".

Segundo a especialista, as doenças que mais atingem a população idosa são as cardiovasculares e a hipertensão. "Dessa forma, a queda da pressão arterial tem uma grande importância para a manutenção da saúde. Pesquisas comprovam que a queda de 5 mm Hg (milímetros de mercúrio, unidade de medida da pressão arterial), pode reduzir em até 40% o risco de acidente vascular cerebral (AVC) e 15% de infarto do miocárdio", observa Jamille.

Matéria extraída do Jornal Mogi News
http://www.moginews.com.br/materias/?ided=982&idedito=37&idmat=74341

Um comentário:

André Auke disse...

Parabéns!
Lindo trabalho.

Sucesso!
Bjs.

Postar um comentário