domingo, 24 de outubro de 2010

MAIS UMA OPÇÃO PARA QUEM VAI A ACADEMIA

Uma nova forma de atividade física está ganhando força nas academias.

É a ginástica holística, que tem como um dos principais benefícios o fim das dores de coluna.

Essa prática foi criada na França pela médica e fisioterapeuta alemã Lily Ehrenfried em meados do século XX. Ela visa melhorar as condições do aparelho locomotor e à integração psicossomática. A ginástica holística faz com que os praticantes tomem maior consciência do seu corpo, melhora a utilização deste nas atividades diárias e evita o cansaço e lesões.

Os seus exercícios promovem a melhora da postura, liberam as articulações e aumentam o tônus muscular. A respiração comanda os movimentos e seu ritmo.

Uma aula de ginástica holística é bastante diferente de uma aula comum de localizada, por exemplo. Nela, o professor não demonstra o exercício. Ele apenas fala como deve ser realizado e o aluno o faz conforme entender. Segundo os preceitos da ginástica holística, esta é uma forma de respeitar os limites de cada aluno e de despertar circuitos nervosos que estejam inativos.

Os movimentos são feitos de forma lenta, ritmados pela respiração. Em uma aula de ginástica holística são usados alguns utensílios como, por exemplo, bolas de vários tamanhos, bastões, sacos com sementes e blocos de madeira. Este material tem a função de ajudar o aluno a relaxar e despertar sua sensibilidade.

A ginástica holística pode ser feita por qualquer pessoa. Mas aqueles que passam por algum tipo de problema na área de ortopedia e reumatologia são os mais beneficiados com sua prática. Ela também é ótima para aqueles que querem uma reeducação postural.

Breve em Mogi das Cruzes

Vanessa Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário