terça-feira, 30 de novembro de 2010

A pergunta que não quer calar: Educador Físico vs Fisioterapeuta: quem pode ministrar Pilates?

A pergunta que não quer calar: afinal quem tem a autonomia para ministrar aulas de Pilates, o professor de educação física ou o fisioterapeuta? Em visita ao site da Aliança Brasileira de Pilates, li o artigo postado pela professora Silvia Gomes, (segue abaixo), sobre Resolução do CONFEF (Conselho Federal de Educação Física) sobre o tema em questão e a resposta do COFITO (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional) e segue meu simples parecer sobre o tema.

Acredito pessoalmente, que depende e muito dos objetivos do aluno (paciênte para o fisioterapeuta).

Hoje a educação física abarca em sua graduação uma série de patologias tratáveis com atividade física, não podemos negar a vastidão de conhecimento que podemos obter e que vem sendo alvo de pesquisas no mundo inteiro, tendo os efeitos da atividade física, seus diferentes métodos e sistemas, suas inúmeras variáveis, como intensidade, volume, repouso, ordem de exercícios, grupos musculares e as respostas delas ao organismo, como tratamento não farmacológico.

Neste quesito a fisioterapia também está abastada de matérias na gradução que tratam de diferentes doenças, são excelentes conhecedores de inúmeras maneiras de tratá-las.

Porém, em nossa formação, constam as matérias da licenciatura, didática, pedagogia; nelas aprendemos a lecionar, ou seja a darmos aulas, apredemos a planejar e estruturar uma aula, de qualquer modalidade física. Além disso, contamos com a ciência do Treinamento Esportivo, ou seja, periodozação, sistematização e organização de um programa de treinamento voltado para um senhor hipertenso de 65 anos, como para um atleta de ironman, golfe, tenis.

Considero que o aluno que matricula-se em um studio deva ter claro seus objetivos, se são eles, o condicionamento físico, bem estar, qualidade de vida ou ainda, se quer tratar as dores causadas por uma hérnia, neste último exemplo, ambos os profissionais estão aptos a prestar os serviços, ele deve saber, certamente é como ele quer ser tratado, como um paciênte ou como um aluno, se a intervenção do Pilates deve ser uma aula ou um terapia.

Nós profissionais da área de saúde, devemos ter consciência de nossas capacidades, de nossas aptidões e oferecer aquilo que é possível de ser oferecido com a maior qualidade a quem quer que seja, falta porém, esclarecer àquele que faz com que tudo seja possível: nossos alunos/paciêntes!! Ele deve saber a qual profissional cabe o quê, para assim pode saber quem procurar!

RESOLUÇÃO CONFEF Nº 201 E RESPOSTA DO COFITO

Em Maio de 2010, o CONFEF baixou a resolução 201/2010 na qual declara

Art. 1° - Ratificar o Pilates como modalidade e método de ginástica que, como tal, deverá ser orientado e dinamizado por Profissionais de Educação Física.

Art 2º - A prática do Pilates aplica-se à busca pelo aperfeiçoamento do condicionamento físico geral, da estabilização postural e da melhoria do desempenho nas atividades físico-desportivas e nas atividades típicas da vida diária, expressas pelo aprimoramento da força muscular, da mobilidade articular, do equilíbrio e harmonia de forças das cadeias musculares do aparelho locomotor, da coordenação motora e do equilíbrio e postura corporal.

Art. 3º - É prerrogativa dos Profissionais de Educação Física, avaliar, planejar, prescrever, ensinar, aplicar, orientar, controlar, supervisionar, coordenar e dirigir atividades individuais ou coletivas de Pilates, em sua forma original ou em qualquer outra forma derivada, objetivando promover, otimizar, aperfeiçoar e aprimorar o funcionamento fisiológico orgânico, bem como, o condicionamento e o desempenho fisiocorporal orientado para o bem estar, estilo de vida ativo e promoção da saúde.

Art. 4º – Caberá à pessoa jurídica prestadora de serviços na área de atividades físicas, desporto e similares que oferecer o Pilates em seu elenco de serviços, garantir que sua prática seja orientada e dinamizada por Profissionais de Educação Física.

(leia na íntegra:
http://www.confef.org.br/extra/resolucoes/conteudo.asp?cd_resol=268&textoBusca= )

Em rápida resposta o COFITO escreveu em seu site

O COFITO, tendo em vista a publicação oficial da Resolução 201/2010, do Conselho Federal de Educação Física (Confef), esclarece que todo Fisioterapeuta tem o direito de utilizar o método Pilates com a finalidade fisioterapêutica, ou seja, para os fins de tratamento e prevenção de disfunções, conforme autoriza a legislação que trata da matéria. A prática pode ser realizada em qualquer local, como clínicas, academias, hospitais, dentre outros.

A Resolução do Confef, que dispõe sobre o Pilates como modalidade e método de ginástica, em seu artigo 4º, prevê que "Caberá à pessoa jurídica prestadora de serviços na área de atividades físicas, desporto e similares que oferecer o Pilates em seu elenco de serviços, garantir que sua prática seja orientada e dinamizada por Profissionais de Educação Física".

A medida não trará qualquer dano ao exercício profissional do Fisioterapeuta, uma vez que a Cinesioterapia, que fundamenta o método Pilates, faz parte do currículo base da graduação em Fisioterapia.

Assim, o Coffito destaca que os profissionais de Fisioterapia têm plena autonomia para utilizar o método Pilates na prevenção e no tratamento de disfunções.
O Coffito entende que o método Pilates é um dos muitos recursos cinésio-mecano-terápicos à disposição do fisioterapeuta, com vistas à promoção, prevenção e recuperação da saúde.
O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional entende que a prática clínica do Pilates exige um domínio técnico e científico acerca do método, por meio de aprimoramento profissional específico.

O profissional que, porventura, venha a se sentir prejudicado em seu exercício profissional por qualquer Conselho de Fiscalização, alheio ao sistema COFFITO/CREFITOS, deve, imediatamente, comunicar a atuação indevida ao CREFITO de sua circunscrição para a adoção das medidas pertinentes.

Leia na íntegra:
http://www.coffito.org.br/publicacoes/pub_print.asp?cod=1819&psecao=7

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

E a Reforma parece não ter fim!!!

Oi amigos



A reforma está a todo vapor, o gesso já está sendo posto, o piso também.

Eu e Mariana, a arquiteta fomos visitar uma loja de revestimentos a ESPAÇO REVESTIR MOGI(http://www.espacorevestirmogi.com.br/) para escolher o que vamos usar no banheiro, no banco de fora e outros lugares é uma loucura a quantidade de opção que temos.


Tô meio cansada e ansiosa e com uma excelente perpectiva para o futuro.

Semana passada fomos na OCSSO (http://www.ocsso.com.br/) para uma entrevista, a turma do Henrique está desenvolvendo nossa MARCA, é gente a coisa é séria....!!



Beijos a todos...

Harmonização Integral Corpo-Voz: VOCÊ JÁ COMPROU O PATO?

Dra. Patrícia Antoniazi, aborda a importância da boa comunicação. Neste breve artigo ela nos informa sobre as dificuldades de dicção e compreensão da fala de uma criança e sua mãe. Você têm filhos? Então leiam o artigo, clic no link abaixo.

Harmonização Integral Corpo-Voz: VOCÊ JÁ COMPROU O PATO?

FUTURA MAMÃE - VOCÊ PODE!!

Olá amigos,

Hoje concluí um curso mais que excelente sobre Pilates para Gestantes.
A professora foi a competente Silvia Gomes, que há mais de 10 anos dedica-se a este método.

O curso foi foi mais que esclarecedor, as pessoas que lá estavam foram excelentes parceiros de aprendizagem.

Tive a nítida sensação que vi, conheci de fato, hoje, a essência do Pilates e que não há mitos a cerca de ministrar aulas deste método à gestantes, uma vez liberadas por um médico e estando saudáveis, elas (vocês futuras mamães) podem tudo, porém este tudo de que falo, não pode ser Qualquer Coisa, assim como digo aos meus alunos do curso de educação física da faculdade do clube Náutico, isso depende, impreterivelmente da competência de um bom professor, assim como seu interesse por aprender, sua curiosidade em saber e sua sagacidade em aplicar corretamente e cuidadosamente o método a quem quer que seja!

No caso da gestante, como visto hoje e bem passado por Silvia Gomes, as atividades devem circundar as principais mundaças anatomicas a fisiológicas provocadas pela gestação.

O foco pode ser dado às queixas das gestantes muitas vezes relacionadas a estas mudanças e segundo suas necessidades.

Devemos pensar no corpo desta mulher durante os nove meses, bem como, na próxima fase de sua vida, que será um rotina diária com uo bebê no colo.

Bem, vamos a luta, mamães, façam Pilates e conheçam os inúmeros benfícios que este maravilhoso método pode trazer a você a seus bebê...

EM BREVE NO QUINTAL EM MOGI DAS CRUZES 

domingo, 21 de novembro de 2010

sábado, 20 de novembro de 2010

Método é garantia de bem-estar durante os 9 meses…

Não resta a menor dúvida. A prática de atividades físicas durante a gestação, desde que moderada, promove diversos benefícios à saúde tanto das futuras mamães quanto dos bebês. A escolha da atividade física pelas gestantes demanda atenção redobrada, uma vez que influencia diretamente na saúde e bem-estar do bebê.

As mulheres que praticam pilates durante os meses de gestação apresentam menos desconforto, fadiga e falta de ar. O método pode promover boa postura, ajudar na mecânica corporal, diminuir a dor, principalmente na região lombar da coluna, e o risco de incontinência urinária, promover bem-estar para a mãe e o bebê e minimizar o risco de perda óssea.

A combinação dos exercícios é adaptada de acordo com as limitações e o perfil de cada pessoa.

Os professores são orientados a dar uma atenção especial aos movimentos que envolvem os músculos do assoalho pélvico, que durante esse período ficam bem mais sensíveis e propensos à fraqueza que não podem deixar de ser trabalhados, uma vez que desempenham importante papel durante o parto natural e também no processo de recuperação da gestante.

A aula

Os exercícios buscam a interação entre o corpo e a mente (pois o Pilates exige concentração). Os de relaxamento e consciência corporal, por exemplo, preparam a grávida para o momento do parto e têm por objetivo estreitar a relação da mãe com o bebê.

Os exercícios, de forma geral, fortalecem a região abdominal, os músculos da coluna e o assoalho pélvico. Portanto, ajudam no equilíbrio muscular e postural, além de diminuir as dores lombares e melhorar o apoio para o útero.

Outra opção são os exercícios para as pernas, pés e tornozelos, que diminuem edemas e câimbras. A posição de quatro apoios é uma ótima alternativa, já que minimiza o estresse sobre os vasos dos membros inferiores. As aulas de pilates têm duração de uma hora e o ideal é que sejam feitas, pelo menos, duas vezes por semana.

A pratica pode ser mantida até poucos dias antes do parto, dependendo das condições físicas de cada uma. Porém, em casos de descolamento prematuro da placenta, sangramentos constantes e doenças cardíacas a atividade não é recomendada.

http://www.herniadedisco.com.br/noticias/pilates-na-gravidez-traz-beneficios-ao-bebe
fonte: minha vida

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Power Yoga no Quintal

O Power Yoga é uma técnica vigorosa e agradável, uma combinação única de movimentos fortes e fluidos, acoplados a uma respiração dinâmica. A prática é tridimensional, pois trabalhamos o corpo, a respiração e a consciência.

O Power Yoga, também conhecido como Vinyása Yoga, é mais dinâmico do que o Yoga tradicional. Além das posições básicas, são usados elementos extras de movimentos e respiração profunda, que geram calor corporal. Esse calor, produzido internamente, promove a transpiração, que desintoxica o organismo e ajuda a manter os músculos e articulações aquecidas, permitindo um maior alongamento e flexibilidade. Com o corpo aquecido, torna-se mais fácil cuidar do alinhamento da musculatura e das articulações, criando maior harmonia corporal, que se reflete no nível estético e na melhor utilização do corpo. A respiração consciente é constante durante todos os movimentos, promovendo energia e disposição.
O Power Yoga é um estilo de Hatha Yoga que combina métodos consagrados de Yoga como o Ashtanga Vinyása Yoga e o Iyengar Yoga. Essa técnica baseia-se nos conceitos desenvolvidos por Sri Krishnamacharya, mestre que viveu e ensinou em Mysore, Índia. A respiração constante e os movimentos acompanhados pela respiração (vinyása) são os principais elementos dessa prática.
 
Artigo rcompleto em: 
http://www.arunayoga.com.br/?pagina/mostrar/12

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Mito 4: Pilates é algo como o Yoga

Não!


Porém, Joseph Pilates foi influenciado pelo yoga, assim como outros exercícios vindo de outras modalidades, tais como artes marciais, o Tai Chi, boxe e ginástica.


Como o Yoga, Pilates desenvolve a força e a flexibilidade.
Entretanto o yoga tem um componente de meditação.


Pilates não vem de uma tradição espiritual. Contudo, o Pilates exige concentração, uma atitude altamente importante durante a execução de cada exercício dando a eles, foco e intenção. Este elemento do Pilates é ótimo para desenvolver a capacidade de cognição.

domingo, 14 de novembro de 2010

YOGA NO QUINTAL

Encontro feliz!

O Quintal terá Yoga e massagem ayurvédica.

Nossa professora é a simpática Daiane, que há 10 anos pratica oYoga e é especializada em Power Yoga.

Logo, mais posts sobre esta milenar prática indiana.

QUINTAL

MITO 3: PILATES É UM TIPO DE ALONGAMENTO! QUEM DISSE?

Mito 3: Pilates é um tipo de alongamento

Não! Pilates é muito mais do que apenas o alongamento. Quem pensa que Pilates é um tipo de exercício leve, fraco, experimente ficar sobre uma bola realizando um sessão de exercícios abdominais, criados por Joseph, se você pensa assim, depois disso sua opnião vai mudar.

Pilates são exercícios diversos e vigorosos, que fortalecem toda a musculatura esquelética funcionamente, bem como de acordo com os conhecimentos dos professores e objetivos dos alunos, podemos manipular a intensidade dos exercícios, tornando-os mais, ou menos intensos, dando foco inclusive à capacidade física chamada flexibilidade.

A técnica de Pilates desenvolve um CORE forte, enquanto desenvolve a força muscular, a flexibilidade, estabilidade, postura, coordenação, concentração e propriocepção.

É por isso, também que o Pilates é ótimo para atletas e não atletas, pois tem foco no corpo como um todo, melhorando, inclusive nos apectos biomêcanicos das técnicas esportivas, pois exige controle corporal.

sábado, 13 de novembro de 2010

Adriana Azenha, escritora e diretora do espetáculo "Garden Now" e o ator...

CULTURA - TEATRO NO QUINTAL


Espetáculo GARDEN NOW, no Viga Espaço Cênico, às 21h - Rua Capote Valente, 1323 próximo ao metrô sumaré.




Mais informações em:


http://www.youtube.com/watch?v=Hvsvyk67x6w&feature=related


Compre seu ingresso pelo site e garanta seu lugar: www AzenhaDeTeatro.com.br

PÃO, PANO E PANCADA

As pessoas não sabem se devem ter uma vida ou uma carreira! A sociedade clama por uma postura! A psicólgoda Erica Aidar aborda claramente sobre o assunto, veja o post na íntegra no link do blog Harmonia Integral Corpo-voz, é clicar abaixo:

Harmonização Integral Corpo-Voz: PÃO, PANO E PANCADA

MITOS E VERDADES SOBRE PILATES: MITO 2

Mito 2: Pilates é uma moda recente!








Não, Joseph Pilates desenvolveu sua técnica e sua filosofia entre 1920 e 30, refinando o método chamado por ele de Contrologia até sua morte em 1967, só à partir desta década o método recebe este nome: Pilates, com a intenção de homenagear seu criador.

Porém, foi na década de 1990 que o método criado por Joseph Pilates se tornou popular, quando as estrelas de Hollywood e celebridades descobriram esta ótima maneira de estar em forma.

Hoje é praticado em quase todo mundo, por crianças, jovens, adultos, idosos, homens, mulheres, atletas ou ainda por aqueles que vêem no método um maneira de estar de bem com vida!

O Pilates é também alvo de inúmeras pesquisas ciêntificas e já comprova seus benefícios e eficácia como um método de condicionamento físico e wellness.

Pilates nem de longe é uma Moda, ele está aí e veio para FICAR!!!

VAMOS PRATICAR PILATES NO QUINTAL!!!

AGUARDAMOS VOCÊ E SEUS AMIGOS! NO COMEÇO DE 2011 ESTAREMOS JUNTOS!!

E A REFORMA CONTINUA

Caros amigos,

Reforma é assim, chega uma hora que parece que não anda nem pra frente nem para trás.

Mas anda sim!!

O quebra-quebra acabou e agora ele dá lugar ao contrói-constói e finalmente o Quintal começa a ter cara.


Lembra da planda postada aqui? A arquiteta Mariana, nos deu um corte e agora parece que ele as paredes estão saindo do papel.


Não vemos a hora de tudo ficar pronto.




VEJA AS FOTOS, ACOMPANHE, TEMOS NOVIDADES

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Harmonização Integral Corpo-Voz: MANGA E COULIS

Delícia de manga!! Veja as possibilidades que a manga traz a sua cozinha!!

Harmonização Integral Corpo-Voz: MANGA E COULIS

domingo, 7 de novembro de 2010

MITOS E VERDADES SOBRE PILATES

O Pilates tem sido inserido por atletas de diferentes modalidades, entre elas o Golfe, tendo repercuções positivas no desempenho esportivo destes atletas, porém ainda é alvo de muitos mitos, entre eles que é uma "modalidade para meninas", que não vai "contra a religião de alguns por incorporar meditação", e outras assombrações desta natureza, fazendo com que muitos ainda hesitem em praticar este método ginástico maravilhoso e agradável.

DESmitificando o Pilates!! A cada postagem um novo Mito!!

Mito 1: Pilates foi desenvolvido para bailarinos!

Não! Joseph Pilates era um boxeador, ginasta, acróbata cujas teorias sobre como os movimentos do corpo foram desenvolvidas durante a Primeira Guerra Mundial, quando ele foi internado em um campo de prisioneiros britânicos de guerra. As teorias que desenvolveu neste trabalho serviu de base de um programa de condicionamento físico vigoroso e voltado para a saúde que ele chamou Contrologia. Quando se mudou para New York City após a guerra, os bailarinos foram naturalmente atraídos para suas técnicas. Pilates era um homem de um homem do charuto-chomping, que ficaria horrorizado por hoje "dançarina" na imagem dele.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

V I D A!! PABLO NERUDA DIZ

"Morre lentamente quem se transforma escravo dos hábitos...quem faz da televisão seu guru...!!!"

Gênio da poesia, Pablo Neruda, fala sobre a Vida, sobre Ser Humano.

Confira no Blog dos amigos abaixo!


Harmonização Integral Corpo-Voz: A POÉTICA DE NERUDA

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

As 12 viraram 30 DICAS ESSENCIAIS À SAÚDE

O Quintal juntamente com Harmonização Integral Corpo-Voz está chegando as 30 dicas essencias à SAÚDE, pretendemos chegar nas 100 dicas, acompanhe e se quiser nos ajudar envie sua dica!!

Harmonização Integral Corpo-Voz: 30 DICAS ESSENCIAIS À SAÚDE

SUA POSTURA É BOA OU RUIM ?

Você tem uma boa postura? Essa foi a pergunta feita pela fisioterapeuta e amiga Flavia Gerônimo.
Veja o que ela responde para nós clicando no link abaixo!!

Harmonização Integral Corpo-Voz: SUA POSTURA É BOA OU RUIM ?

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Alguns passos para a vida!!

1.  Respire, as vezes a gente esquece desta função primordial a vida! Agora, respire fundo!

2.   Mova-se para o crescimento físico essencial! Nada mais, nada menos, apenas o suficiente, mesmo que você tenha que suar um pouco.

3.   Entenda como funciona o nosso fantástico corpo - anatomia e função (cinesiologia e fisiologia)

4.   Melhore suas aptidões, principalmente aquelas para ver o bem!

5.   Mova-se para melhorar a sua circulação e assim aliviar a dor, você pode!!

6.  Explore: Sua mente, seus sentimentos, suas emoções, sua expressividade e assim melhore sua linguagem corporal, as pessoas têm vergonha de expressar-se!

7.  Trace metas pessoais e vá de econtro a elas, pare de dizer: estou correndo atrás...quem corre atrás, fica atrás!! Vá de encontro!!

8.  Saiba como nós, como os bebês aprendem a se mover e como esse conhecimento inato ajuda o crescimento do nosso corpo e mente.

9.  Compreenda como funciona seu cérebro! Ele pode te levar para onde você nunca foi, experimente fechar os olhos e ligar um som!!

10. Saiba como a interação de estabilidade e mobilidade em todo o corpo suporta o nosso equilíbrio enquanto nos movemos ou na quietude saiba como uma interação de estabilidade  e mobilidade em todo o corpo suporta o nosso equilíbrio enquanto estamos em silêncio. Medite, dançando ou sentado!

E por fim:

11.   Faça o bem sem olhar a quem!! Faça Pilates, te espero no Quintal

O MOMENTO DE FICAR CALADA

Este post é bem interessante pois fala sobre momentos que acretido qu muitos de nós já passamos, a oportunidade de ficar calada.
A autora, traça um pequeno paralelo entre esta atitude e as eleições.
Quer ver o post todo entre no link abaixo

BEIJOS

Harmonização Integral Corpo-Voz: O MOMENTO DE FICAR CALADA

Com saúde e com afeto!!

Em meados de 1920, Joseph Pilates cria um revolucionário sistema de Educação Física, intitulado inicialmente como Contrologia. Com este método, este homem conscientizou milhares de pessoas de que poderiam gozar de um bom estado de saúde, física e metal, normal e natural, como ele mesmo dizia, refutando assim todos os métodos que buscando a saúde, objetivavam a doença.
Falar do método Pilates, que passou a ter este nome a partir da década de 1970, é falar em um sistema ginástico vigoroso, voltado ao bem estar e a qualidade de vida, de saúde mental e física, não é falar apenas em um sistema terapêutico como vem sendo infinitamente adotado.
Ainda não posso dizer com certeza, mas ao que tudo indica, Joseph foi um homem da saúde e não da doença.
Em “A Obra Completa de Joseph Pilates”, Phorte, 2010, Joseph refuta os métodos não preventivos de saúde, as excessivas prescrições de remédios ao combate de doenças, ao invés de buscar antes a saúde por meios naturais.
Neste mesmo livro, Pilates fala de nossa imensa falta de compreensão para a adoção simples de “regras da natureza para uma vida normal”, ele acreditava e provou em inúmeros experimentos e investigações científicas, que a saúde e a felicidade, vejam bem o que ele diz, “a felicidade”, poderiam ser alcançadas, por meio da prática de exercícios, neste caso, vindos de seu método.  
Concordo com Pilates e vejo seu texto como sendo muito atual.
Vivemos em um mundo voltado para as doenças, para as farmácias, para os hospitais, nosso sistema de saúde nos empurra a este comportamento esquizóide hipocondríaco e talvez seja por isso que ainda vemos e muito seu método ser aplicado para a reabilitação, muito mais que para o bem estar, para a saúde normal e natural tão desejada por ele!
Não que o exercício não deve ser usado para pessoas em recuperação de alguma patologia, longe disso, os exercícios tem e muito o poder curativo, o poder de controlar a pressão arterial no caso de hipertensos, de reduzir a resistência à insulina no caso dos diabéticos, de diminuir dores no caso de pessoas com fibromialgia, o poder de aumentar a auto-estima e infinitas aplicações em infinitas patologias, porém acredito que Joseph pregava antes a mudança de hábitos, a adoção de uma vida naturalmente saudável.
Não nascemos para a vida sedentária, nascemos para o movimento e movimento é vida em seu sentido pleno e absoluto.
E Joseph estava tão certo e é hoje tão atual que dados de recentes pesquisas mostram que 4 de 6 fatores de risco a nossa saúde podem ser modificáveis, ou seja, mais de 60% destes riscos a nossa saúde podem ser erradicados somente com  nossa capacidade de mudar e de  adotar a prática de exercícios, ressaltando apenas que 2 destes fatores não podem ser modificados, são eles, a nossa idade e nossa genética.
O pensamento de Pilates estava muito mais, ao que me parece, em ter uma vida natural segundo as regras da natureza, mas esquecemos ou deixamos de ser naturais e adotamos padrões de doenças.
Tendo em vista estes preceitos.....
Convido a todos a mudar ao menos esta semana um comportamento não muito natural que convive com você e de alguma forma de incomoda, seja ele qual for, pense nisso, faça Pilates, ou qualquer outro exercício, volte a ser naturalmente saudável.