terça-feira, 8 de março de 2011

Sobre a prática de atividade física

Caros amigos,

Hoje assisti ao programa Bem Estar da Rede Globo, que está no ar, ao vivo, todos os dias as 10h.

Apenas para situá-los no assunto:

Os convidados e consultores de hoje, eram médicos cardiologistas e o assunto era o coração de atletas de fim de semana.

Assisti interessadíssima ao programa do começo ao fim, não havia entretanto, um telefone para interagir, nem um número o qual nos possibilitasse enviar mensagens, pois gostaria de deixar minha opnião.

Bem, os cardiologistas consultores falaram o tempo todos sobre ajustes cardiovasculares e sugeriram que antes da prática de qualquer atividade física deve-se passar por um médico especialista, no caso um cardiologista.


Concordo, porém em nenhum momento foi dito que após ter passado por um médico, o indivíduo que deseja praticar atividade física de qualquer natureza, deve procurar um outro profissional, este sim, com conhecimentos suficientes para prescrever com segurança, equalizando volume e intensidade uma sessão de atividade física, este profissional é o professor de educação física.

Falaram com propriedade sobre os ajustes cardiovasculares, que podem ser ditos também como centrais, mas esqueceram dos ajustes osteomusculares, o qual chamamos também de periféricos, estes tardam mais a se ajustarem e requerem especial atenção.

Quantas vezes você ouviu alguém dizer assim: "Eu tenho fôlego, mas minhas pernas não aguetam".
Este "fôlego" que a gente escuta ou fala, está ligado as ajustes cardiorespiratórios e aquilo que nosso amigo nos disse sobre as pernas fadigadas, estão relacionados aos ajustes osteomusculares (ossos e músculos e as estruturas a eles relacionados). 

E é aí que podemos cair em um outro perigo, as lesões!

Acreditando que temos 'fôlego' queremos ir mais longe, mas nossos ossos, ligamentos, articulações e músculos não estão fortes suficientes para nos levar mais longe e é aí que nos expomos a lesões que são muitas vezes irreversíveis nos impossibilitando em definitivo a praticar nossa caminhada ou corrida.

Com isso quero sugerir que sim, procure um médico especilista para lhe atestar condições para a prática de atividade física com segurança, contudo, procure o melhor profissional para a pratica de atividade física, o EDUCADOR FÍSICO.

E caso queira maior efetividade em sua prática, contrate um PERSONAL TRAINER.

ABRAÇOS

JAMILLE FARATH

NOSSA INAUGURAÇÃO ESTÁ PRÓXIMA, NOSSO SITE ESTÁ FICANDO LINDO, O BLOG VAI TER NOVA CARA, JÁ JÁ TE ENCONTRO NO QUINTAL!

Nenhum comentário:

Postar um comentário