terça-feira, 2 de novembro de 2010

Com saúde e com afeto!!

Em meados de 1920, Joseph Pilates cria um revolucionário sistema de Educação Física, intitulado inicialmente como Contrologia. Com este método, este homem conscientizou milhares de pessoas de que poderiam gozar de um bom estado de saúde, física e metal, normal e natural, como ele mesmo dizia, refutando assim todos os métodos que buscando a saúde, objetivavam a doença.
Falar do método Pilates, que passou a ter este nome a partir da década de 1970, é falar em um sistema ginástico vigoroso, voltado ao bem estar e a qualidade de vida, de saúde mental e física, não é falar apenas em um sistema terapêutico como vem sendo infinitamente adotado.
Ainda não posso dizer com certeza, mas ao que tudo indica, Joseph foi um homem da saúde e não da doença.
Em “A Obra Completa de Joseph Pilates”, Phorte, 2010, Joseph refuta os métodos não preventivos de saúde, as excessivas prescrições de remédios ao combate de doenças, ao invés de buscar antes a saúde por meios naturais.
Neste mesmo livro, Pilates fala de nossa imensa falta de compreensão para a adoção simples de “regras da natureza para uma vida normal”, ele acreditava e provou em inúmeros experimentos e investigações científicas, que a saúde e a felicidade, vejam bem o que ele diz, “a felicidade”, poderiam ser alcançadas, por meio da prática de exercícios, neste caso, vindos de seu método.  
Concordo com Pilates e vejo seu texto como sendo muito atual.
Vivemos em um mundo voltado para as doenças, para as farmácias, para os hospitais, nosso sistema de saúde nos empurra a este comportamento esquizóide hipocondríaco e talvez seja por isso que ainda vemos e muito seu método ser aplicado para a reabilitação, muito mais que para o bem estar, para a saúde normal e natural tão desejada por ele!
Não que o exercício não deve ser usado para pessoas em recuperação de alguma patologia, longe disso, os exercícios tem e muito o poder curativo, o poder de controlar a pressão arterial no caso de hipertensos, de reduzir a resistência à insulina no caso dos diabéticos, de diminuir dores no caso de pessoas com fibromialgia, o poder de aumentar a auto-estima e infinitas aplicações em infinitas patologias, porém acredito que Joseph pregava antes a mudança de hábitos, a adoção de uma vida naturalmente saudável.
Não nascemos para a vida sedentária, nascemos para o movimento e movimento é vida em seu sentido pleno e absoluto.
E Joseph estava tão certo e é hoje tão atual que dados de recentes pesquisas mostram que 4 de 6 fatores de risco a nossa saúde podem ser modificáveis, ou seja, mais de 60% destes riscos a nossa saúde podem ser erradicados somente com  nossa capacidade de mudar e de  adotar a prática de exercícios, ressaltando apenas que 2 destes fatores não podem ser modificados, são eles, a nossa idade e nossa genética.
O pensamento de Pilates estava muito mais, ao que me parece, em ter uma vida natural segundo as regras da natureza, mas esquecemos ou deixamos de ser naturais e adotamos padrões de doenças.
Tendo em vista estes preceitos.....
Convido a todos a mudar ao menos esta semana um comportamento não muito natural que convive com você e de alguma forma de incomoda, seja ele qual for, pense nisso, faça Pilates, ou qualquer outro exercício, volte a ser naturalmente saudável.


Nenhum comentário:

Postar um comentário