segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Ciência - Lombalgia na gestação e o Pilates

Para alguns obstetras, o surgimento de dores lombares são "normais" na gestação.
Em estudo realizado com 200 mulheres, 57% apresentavam dores lombares nesta fase da vida. Porém, não precisamos dar a mão a palmatória, concordam? A atividade física tem sido recomendada e procurada por estas mulheres como forma para aliviar e até mesmo previnir as dores lombares provocadas principalmente entre o 5o. e 7o. mês de gestação.

Hoje, evidências mostram que o fortalecimento de certos músculos, como os mm. multífidos, os transversos e oblíquos, são os principais responsáveis pela establização da coluna lombar. E o método o qual busca e tem grande foco no fortalecimento destes músculos é o método Pilates.

Em ensaio clínico realizado em Goiás, nove gestantes entre 18 a 40 anos foram submetidas a um programa de atividade física que previnisse dores e preparesse para o parto.

Estas mulheres participaram de um programa de atividade física duas vezes por semana, com exercícios que seguiam os principios básicos do Pilates, entre eles, a respiração, além de exercícios estabilizadores de coluna, fortalecimento de assoalho pélvico e consciência corporal.

Este ensaio conlcuiu que o Pilates trouxe benefícios às gestantes minimizando os agravos provocados pelas dores lombares, não houve nenhuma intervenção das gestantes, mostrando assim segurança no método, desde que aplicado por profissionais competentes, educadores físicos e/ou fisioterapeutas, que por sua formação, garantem conhecimentos científicos necessários para o atendimento deste grupo muito especial de pessoas .

Referência:
MACHADO, C.A.N.R. effect of physical terapy approach based on Pilates method in patients with low back pain durin pregnacy. Fisioterapia Brasil, v. 7, n. 5, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário