quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

O Pilates e as alterações Posturais em crianças e adolescentes!

A postura está diretamente ligada a estímulos recebidos externa ou internamento influenciando de maneira positiva ou negativa no controle musculo esquelético, dando 'forma' ao corpo e dispendendo mais energia ou enconomizando-as quando trabalho muscular é efetivo.


Em estudo realizado com escolares entre 7 a 14 anos mostrou que 84,9% deles, apresentavam  protusão de ombros e hipercifose dorsal. Em outro estudo com  escolares de 6 a 17 anos de idade apresentou hipercifose em 20,9%, com predominância no sexo masculino.


Antigamente, o processo de reabilitação concentrava-se na restauração da força e resistência muscular e da flexibilidade sem levar em conta a função do mecanismo neuromuscular, resultando muitas vezes, em restauração incompleta da capacidade da articulação.

A técnica do Pilates tem como principal componente a associação do trabalho concêntrico, excêntrico e controle neuromuscular, o que permite o melhor ganho de força, flexibilidade e estabilização dinâmica, favorecendo dessa forma uma grande eficácia na reorganização musculoesquelética de quem o pratica.

fonte: http://www.educacaofisica.com.br/noticias_mostrar.asp?id=6374
revista pilates

Nenhum comentário:

Postar um comentário