quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Você fofoca?

Patricia Antoniazi, em seu blog Harmonização Integral Corpo e Voz, escreveu este artigo o qual achei muito interessantes sobre nossas conversas, confira!!
No livro Tratado Geral Sobre a Fofoca, o autor, José Ângelo Gaiarsa, afirma que “20% de tudo que se diz no mundo é conversa funcional, é ordem, pedido de informação, constatação, declaração. É a palavra ligada a fatos. Os 80% restantes de todas as conversas do mundo poderiam ser chamados de “conversa fiada cósmica”. Trata-se de falar por amor à conversa, de falar por falar, de papo. Uma análise da conversa fiada mostra que ela pode ser dividida em duas partes 40% é fofoca e 40% é afirmação de preconceito”.
No ambiente de trabalho observamos que quando não há clareza e transparência, a ansiedade aumenta e o ambiente fica mais propício ao disse-me-disse. A fofoca sempre encontra caminhos para escorrer, mesmo diante de canais quase obstruídos.
Quando a fofoca aumenta, é sinal de que a comunicação não esta indo bem e que vale a pena investigar o que está acontecendo no local que você trabalha.
Proibir a fofoca é inutil,mas fugir dela é aconselhável.
Comunicar-se bem é importante para o seu desenvolvimento na carreira. Entretanto, fale o necessário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário