segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Você faz caras e bocas?

Aprendemos e carregamos uma série de códigos e hábitos e jeitos, trejeitos, com,o você disse, ao longo da vida toda, que nos traduz sentimentos e nos serve de comunicação. Experimente chegar a algum lugar e ao avistar a primeira pessoa dali, sorrir, antes de falar qualquer palavra. Infalivelmente ela sorrirá de volta.

Bebês recém nascidos, mimetizam o pai ao se por em frente de seus rostinho e mostrarem a língua. Ainda aos primeiros dias de vida, se colocarmos um bebê em pé, segurando-o para que não caia, ele “andará”, fará movimentos iguais aos da caminhada. Gesto reflexo?
Os especialistas em desenvolvimento motor investigam a finco estas qualidades humanas. Outros estudiosos dizem ainda, que a obesidade infantil é 10% genética e 90% relacionada a outros fatores, como por exemplo, o comportamento, dizem ainda que pais obesos, filhos obesos, porquê? Mimese do comportamento adulto!
Portanto, muito do que somos ou do que serão nossos filhos depende em grande porcentagem de nosso comportamento de nossos exemplos.
Imitamos desde que nascemos. E a mimese existe também na arte. Contudo, depende de como ela é aplicada na criação cênica, de como o artista a conduz na criação de uma personagem. No cinema, hoje, existe uma tendência em “Ser”, muito mais do que “imitar”, porém, “Ser” é trazer consigo e a tona, tudo o que se “É”, toda sua história impressa e expressa no corpo, conseqüentemente em seus gestos e comportamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário